Reduzir a inadimplência é um dos maiores desafios de uma loja de roupas. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em julho de 2018 a restrição de crédito (ou seja, algum tipo de inadimplência) atingia 63,4 milhões de brasileiros, o equivalente a 41% da população adulta.
Uma porcentagem tão alta reflete diretamente no seu negócio, mas como resolver esse problema?
Confira no Crescer com Elian 4 dicas de como clientes inadimplentes na sua loja de roupas!
1 Saiba abordar o seu cliente inadimplente
Um dos pontos fundamentais de qualquer negociação é comunicar-se de forma clara e segura. O jeito que você irá tratar o cliente inadimplente deve ser o mesmo que o tratamento com o novo cliente que entra na sua loja: atencioso, educado, receptivo.
Porém, ser educado não significa deixar de cobrar o inadimplente, ou ter medo de fazer isso. Explique para o cliente a situação e tente uma negociação da forma mais amigável possível. Isso não só dá mais abertura ao cliente sanar sua dívida, como o incentiva a cumprir prazos nas compras futuras.
2 Ofereça opções de pagamento
Se há a inadimplência, obviamente o cliente não está conseguindo pagar da maneira que havia sido acordado. Assim, uma das estratégias mais práticas é oferecer novas opções de pagamento e parcelamento ao seu cliente.
Ofereça alternativas, saiba negociar, seja educado e mostre-se cordial com o problema do seu cliente. Uma boa ideia é tentar receber uma parte do valor e parcelar o restante, assim você dá um passo a mais rumo à quitação da dívida.
A cobrança precisa ser viável para ambos os lados. Mais importante do que sanar uma inadimplência, é manter o cliente como consumidor da sua loja.
3 Mantenha cadastros atualizados
Manter o cadastro dos clientes atualizado e organizado é uma boa forma de monitorar a regularidade dos pagamentos.
Se você analisar quais clientes possuem maior dificuldade de manter os pagamentos em dia, é possível criar ações para evitar inadimplência na sua loja, como criar lembretes e mostrar-se receptivo a possíveis problemas, por exemplo.
Além disso, com um cadastro atualizado é possível perceber a melhor data de vencimento para negociar com cada cliente. Por exemplo, se a data de vencimento da compra é sempre dia 10, mas você percebe que o cliente sempre paga com juros depois do dia 15, talvez uma boa ideia seja mudar a data de pagamento. Além de ajudar o cliente, você cria um vínculo de confiança com o mesmo.
Para os clientes positivos, ou seja, que sempre pagam as parcelas em dia, talvez seja interessante criar promoções exclusivas, ou até um desconto especial.
4 Envie uma Carta de Cobrança
A carta de cobrança é um elemento estratégico em vendas para não gerar constrangimento para o cliente e uma possível negociação do valor em aberto.
O tipo de carta depende da dívida e também se é um cliente novo ou fidelizado.
Para um cliente fidelizado, é possível resolver o problema com uma carta via e-mail, SMS ou até mesmo WhatsApp em tom muito amigável.
Em alguns casos, é preciso tomar medidas um pouco mais drásticas, mas sempre com educação e sem constranger o cliente. Em todos os casos, a carta de cobrança deve oferecer algum tipo de negociação – como um prazo maior – e sempre mostrar-se aberto ao diálogo.
Sempre leve em consideração o artigo 42 do CDC, que diz:
“Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.”
Segue um exemplo de Carta de Cobrança que você pode adaptar à linguagem utilizada pela sua loja:
“Olá, ______ (nome do cliente).
Notamos aqui que o pagamento da parcela de _______ (mês e ano), que venceu no dia ______(data), não apareceu no sistema.
Nessa correria, talvez você possa ter esquecido.
Pedimos que você venha à loja até dia _____(data) para efetuar o pagamento.
Se tiver qualquer problema para efetuar esse pagamento, entre em contato pelo telefone _________ (telefone) ou responda este e-mail.
Abraços,
____________ (nome)”
Através de métodos cordiais, é possível cobrar seus cliente e ainda mantê-los fidelizados na sua loja.
Outra maneira de manter boas vendas? Oferecer produtos de qualidade! Faça agora seu pedido pelo Venda Mais (vendamais.grupoelian.com), a loja online exclusiva para lojistas!
E na sua loja? Quais as estratégias mais eficazes para a inadimplência? Compartilhe com a gente!